PT EN
FREIXO RESERVA

ENÓLOGO
Pedro de Vasconcelos e Souza

ANÁLISE QUÍMICA
Alcool: 13.5%
Açucares redutores: 0,5
Acidez Total: 5.5
PH: 3,27

QUANTIDADE PRODUZIDA
6 600 garrafas

Download da Ficha Técnica
Link 1

FREIXO RESERVA

Branco 2015

DENOMINAÇÃO
Vinho Regional Alentejano

SUB-REGIÃO
Redondo

CASTAS
Sauvignon Blanc 40%, Alvarinho 35% e Arinto 25%

VINIFICAÇÃO E ESTÁGIO
As uvas de Alvarinho, Arinto e Sauvignon Blanc foram colhidas durante o período fresco das manhãs da encosta da Serra d´Ossa; Maceraram 24 horas antes de serem desengaçadas e prensadas. A fermentação decorre individualmente para cada casta a baixas temperaturas e 2/3 do lote em barricas novas de carvalho francês. Após um longo amadurecimento do vinho de 4 meses com batonnage numa cave subterrânea sob ótimas condições de humidade e temperatura, o lote é elaborado, filtrado e engarrafado jovem, de forma a manter toda a fruta e frescura.

CONSUMO E LONGEVIDADE
Temperatura ideal de consumo a 10ºC e grande versatilidade gastronómica. Tanto acompanha pratos de peixe fresco, sushi e saladas, como brilha a acompanhar caça, pratos tradicionais de carnes e cozinha oriental repleta de especiarias e intensidade de aromas e sabor .

NOTAS DO ENÓLOGO
Cor citrina, aromas de frutos brancos e vegetais do Sauvignon Blanc, ligeiro fumado e alguma tosta de pão. Boca ampla e complexidade da boa maturação do Alvarinho e frescura vibrante do Arinto. Final persistente.

A VINDIMA DE 2015
Pela primeira vez na Herdade do Freixo foram colhidas uvas brancas. A vindima iniciou-se no início de Setembro pela casta Alvarinho, seguida da Sauvignon blanc e Arinto e decorreu com tempo seco. Nas castas brancas, o relativo conforto hídrico permitido às videiras, originou uvas moderadamente alcoólicas, mas frescas e de grande intensidade aromática.

As castas tintas foram colhidas de seguida e o stress hídrico moderado que lhes foi imposto durante a maturação, associado à monda de cachos efectuada ao início do pintor, originou uvas de elevada qualidade, muito concentradas e de grande equilíbrio açucares/ácidos.

ENÓLOGO
Pedro de Vasconcelos e Souza

ANÁLISE QUÍMICA
Alcool: 13.5%
Açucares redutores: 0,5
Acidez Total: 5.5
PH: 3,27

QUANTIDADE PRODUZIDA
6 600 garrafas

Download da Ficha Técnica
Link 1

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER, PROMETEMOS MANTER-NOS EM CONTACTO

Confinanciado por: