PT EN
INSPIRAÇÃO
A Terra e a paisagem rural que nos envolve são o mote para os nossos vinhos

A HERDADE

Os 300ha da Herdade do Freixo, que inclui as vinhas e a adega subterrânea, actual propriedade de Pedro Vasconcelos e Sousa e parceiros investidores, formam em conjunto com os cerca de 700ha da Herdade contígua, hoje em dia na posse de Pedro Vasconcelos e Sousa e seu irmão, e na família há várias gerações, uma área de cerca de 1000 ha contínuos de um profundo e pleno Alentejo.

Nestas propriedades alentejanas, localizadas na pequena aldeia do Freixo, a noroeste do Concelho do Redondo e abrangida pelo regime de Reserva Ecológica Municipal (REN), destaca-se uma paisagem tranquila, com assimetrias na cor, relevo e texturas do terreno, proporcionadas pelas diferentes atividades agrícolas como o pastoreio do gado, as culturas arvenses e a área de montado e sobro, incluída na rede de proteção e valorização ambiental.

Este éden paisagístico, cuja essência é o respeito pela natureza, recebe sazonalmente bandos de espécies migratórias e a raríssima Cegonha preta, que se observa em Portugal, apenas nas regiões mais interiores, inóspitas, isoladas e com fraca perturbação humana. Um espólio de oliveiras milenares circundam a barragem de rega, formando o nosso Jardim das Oliveiras, mas também podemos vislumbrar estas árvores que contam centenas ou milhares de anos de história por toda Herdade. Souberam resistir ao passar do tempo, para hoje surpreenderem-nos com a sua singularidade e imponência.

Destaca-se ainda o património arqueológico da Herdade, associado à presença de monumentos megalíticos e vestígios da época romana.

A Terra Mãe das nossas uvas são os 26ha de vinha que se avistam no monte mais alto da Herdade, a cerca de 450 m de altitude, beneficiando de uma exposição solar privilegiada e um maior arejamento das videiras; Circundam um pequeno Oásis de Azinheiras e Sobreiros, que serve de abrigo às aves que sobrevoam os terrenos e marca uma característica visual, que simboliza a valorização e o profundo respeito da Herdade do Freixo pela harmonia da paisagem rural.

“I think having land and not ruining it is the most beautiful art that anybody could ever want to own.”
ANDY WARHOL

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER, PROMETEMOS MANTER-NOS EM CONTACTO

Confinanciado por: